Notícias do Brasil

Teich diz que pediu demissão por governo Bolsonaro insistir na 'ampliação do uso da cloroquina'

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, que ficou 28 dias à frente do pasta, prestou depoimento na CPI da Covid nesta quarta-feira (5), afirmando que deixou o governo por divergências com Bolsonaro sobre medidas para conter a pandemia.
Sputnik

Em seu depoimento na CPI da Covid nesta quarta-feira (5), o ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, declarou que deixou o cargo por conta do desejo do governo de "ampliação do uso da cloroquina" no tratamento da população.

"O pedido específico [de demissão] foi pelo desejo [do governo] de ampliação do uso de cloroquina. Esse era o problema pontual. Mas isso refletia uma falta de autonomia e uma falta de liderança", afirmou o ex-ministro. 

Nelson Teich destacou que sua convicção pessoal era baseada em estudos científicos, apontando que não existia evidência da eficácia da cloroquina. De acordo com ele, esta foi a divergência fundamental que minou sua autonomia e liderança para exercer o cargo. 

"As razões da minha saída do ministério são públicas, elas se devem basicamente a constatação de que eu não teria autonomia e liderança que imaginava indispensáveis ao exercício do cargo. Essa falta de autonomia ficou mais evidente em relação as divergências com o governo quanto à eficácia e extensão do uso do medicamento cloroquina para o tratamento da COVID-19, enquanto minha convicção pessoal, baseada nos estudos, que naquele momento não existia evidência de sua eficácia para liberar", acrescentou. 

Teich diz que pediu demissão por governo Bolsonaro insistir na 'ampliação do uso da cloroquina'

O ex-ministro afirmou também que, durante sua gestão, não houve nenhum plano claro do governo para aquisição ou produção de vacinas.

Ao ser questionado pelo relator, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), se tinha conhecimento da produção de cloroquina pelo Exército, o ex-ministro afirmou que não sabia e que não foi consultado sobre o assunto.

Nelson Teich também criticou a tese da imunidade de rebanho, defendida pelo governo, bem como a recomendação de remédios sem comprovação científica e o gasto de recursos com essas alternativas não eficazes

"Essa tese de imunidade de rebanho onde você adquire a imunidade através do contato, e não da vacina, isso é um erro. A imunidade você vai ter através da vacina e não através de pessoas sendo infectadas. Então, isso aí não é um conceito correto", disse o ex-ministro da Saúde.

Comentar