Síria acusa Turquia de 'roubar' água do rio Eufrates

As autoridades sírias acusam a Turquia de "roubar" uma grande quantidade de água do rio Eufrates, impedindo que esta chegue ao território sírio.
Sputnik

O portal local Syria Times informou em 2 de maio que a falta de água tem afetado a vida dos residentes e a agricultura nas zonas rurais de Raqqa e Deir ez-Zor.

"O lado turco reduziu os recursos hídricos do rio Eufrates na Síria de 500 para 200 metros cúbicos por segundo nos últimos tempos. Isto impediu a operação das turbinas para gerar energia na hidrelétrica do Eufrates, além da [redução] da água de irrigação e da água potável", declarou o governador de Raqqa, Abdul Razzaq Khalifa.

Em outro artigo, publicado nesta segunda-feira (3), o portal citou também as declarações do diretor de recursos hídricos de Al-Hasakah, Abdul Aziz Amin, que acusou as autoridades turcas de violar "o acordo firmado com a Síria em relação à distribuição de cotas da água do rio Eufrates".

Entretanto, alguns residentes de Deir ez-Zor expressaram suas preocupações de que o baixo nível da água afetará suas plantações.

Além disso, outro residente da região afirmou que a falta de água provocou problemas de transporte, pois reduziu a capacidade operacional de uma balsa.

Segundo o acordo celebrado em 1987, o fluxo do Eufrates para a Síria não pode cair abaixo de 500 metros cúbicos por segundo para que as turbinas na hidrelétrica do rio possam seguir funcionando.

Comentar