Rara moeda britânica do século XVII é encontrada nos EUA (FOTO)

A descoberta ocorreu em novembro de 2020 durante escavações em Maryland, nos EUA, contudo, foi revelada na última quarta-feira (28).
Sputnik

Durante as escavações, a arqueóloga Stephanie Stevens encontrou uma rara moeda britânica do século XVII.

De acordo com os pesquisadores, a moeda de prata é um xelim datado de entre os anos 1633 e 1634.

Além disso, foi constatado que o objeto tem a imagem cunhada do rei Carlos I, morto em 1649. O verso da moeda conta com um brasão e o lema "Christo Auspice Regno" (reino sob os auspícios de Cristo).

O rei Carlos I foi decapitado em 1649 após anos de guerra civil e uma sangrenta batalha pelo poder com o Parlamento britânico.

Rara moeda britânica do século XVII é encontrada nos EUA (FOTO)

O objeto pode ter chegado aos EUA com um dos 150 colonos britânicos que estavam a bordo dos navios Ark e Ark Pomba, em março de 1634, segundo Travis Parno, arqueólogo-chefe do projeto de escavação, citado pelo The Washington Post.

Travis Parno afirmou que o xelim pode ter pertencido a um colono influente e poderoso, já que naquela época a moeda de prata poderia ser usada para comprar objetos de cerâmica ou instrumentos.

"Ter dinheiro consigo, principalmente um xelim de prata, não é o mesmo que alguém andar por aí com alguns centavos de cobre [...] Contudo, não temos como saber isso", ressaltou.

Além do xelim, também foi descoberto um antigo pingente católico e uma pequena decoração de liga de cobre.

Comentar