Titânio utilizado em vida cotidiana poderia vir de explosões de estrelas massivas, dizem cientistas

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu observar, através de satélite da NASA, bolhas de titânio saindo de uma supernova, o que poderia ajudar a entender como ocorrem explosões em algumas estrelas.
Sputnik

Com ajuda do Observatório de Raios X Chanfra da NASA, uma equipe no Canadá observou os vestígios da supernova Cassiopeia A, localizada a cerca de 11 mil anos-luz da Terra. Esta supernova seria uma das mais jovens descobertas até hoje, tendo apenas cerca de 350 anos, informa a agência espacial norte-americana.

Por muito tempo, os pesquisadores procuraram compreender como estrelas massivas – isto é, de dez massas solares ou mais – explodiam quando ficavam sem combustível. Ao colapsarem, essas estrelas liberam elementos pesados no espaço, tal como o titânio.

Titânio utilizado em vida cotidiana poderia vir de explosões de estrelas massivas, dizem cientistas
Algo curioso sobre este elemento pesado é a sua utilização na nossa vida cotidiana. Segundo Toshiki Sato, da Universidade Rikkyo, no Japão, e principal autor do estudo, "os cientistas creem que a maior parte do titânio utilizada na nossa vida cotidiana, como nas áreas de eletrônica e de joelharia, é produzida na explosão de uma estrela massiva". No entanto, só agora foi possível "captar o momento do aparecimento do titânio estável", acrescentou.

Os autores do estudo afirmam ter encontrado provas de que a explosão que originou a supernova Cassiopeia A, provavelmente, teria sido impulsionada por neutrinos, partículas subatômicas de massa baixa. Essas estruturas, ao se separarem do núcleo da explosão, continham titânio e crômio.

Comentar