Laboratório do México produzirá 90 milhões de doses da Sputnik V por ano

Nesta quarta-feira (28), o laboratório mexicano para agentes biológicos e reagentes, Birmex, anunciou que planeja envazar e embalar a vacina russa Sputnik V contra o novo coronavírus.
Sputnik

O laboratório mexicano, que tem participação estatal majoritária, estima que a produção local possa chegar a 90 milhões de doses da vacina anualmente.

"O país começará o envazamento em massa da vacina Sputnik V, que, segundo nossas estimativas, será produzida na quantidade de cerca de 90 milhões de doses por ano", disse o laboratório através de comunicado em seu site.

A empresa está construindo uma nova linha de produção nas instalações do Instituto Nacional de Virologia do México e do Instituto Nacional de Higiene do México. Com a linha de produção pronta, o Birmex espera atender a demanda do mercado nacional por envaze de vacinas e entrar no mercado internacional como fornecedor do imunizante.

Laboratório do México produzirá 90 milhões de doses da Sputnik V por ano

A vacina russa Sputnik V foi aprovada para uso no México ainda em 2 de fevereiro, sendo que mais de 60 países também já aprovaram o imunizante russo para uso interno. O primeiro lote da Sputnik V chegou ao território mexicano em 22 de fevereiro deste ano.

O programa de imunização para a população mexicana começou no final de dezembro de 2020 com a equipe de hospitais que lidam com pacientes de COVID-19. Atualmente, as autoridades mexicanas utilizam cinco vacinas diferentes, que são adquiridas no exterior ou produzidas localmente: Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca, Sinovac, Cansino e Sputnik V.

Laboratório do México produzirá 90 milhões de doses da Sputnik V por ano

De acordo com a Secretaria de Saúde do México, mais de 22 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 foram entregues ao país, das quais 17 milhões já foram aplicadas nos cidadãos. Mais de seis milhões de pessoas foram totalmente vacinadas no território mexicano.

O México é um dos países mais impactados pela pandemia do novo coronavírus, com cerca de 2,3 milhões de casos confirmados de COVID-19 e 215.547 mortes causadas pela doença. Conforme os dados da Universidade Johns Hopkins, o México é o terceiro país com mais mortes confirmadas por COVID-19.

Comentar