Ministro das Relações Exteriores da Eslováquia defende relação de 'respeito mútuo' com a Rússia

A Eslováquia deseja estabelecer relações com a Rússia com base no "respeito mútuo", afirmou o ministro das Relações Exteriores, Ivan Korchok, em entrevista coletiva, nesta terça-feira (27).
Sputnik

A declaração ocorre após a decisão da Eslováquia de expulsar três membros da Embaixada da Rússia em Bratislava.

"Tomamos uma decisão em relação aos diplomatas da Embaixada da Rússia na Eslováquia com base em informações de nossos serviços de inteligência. Quero ser entendido corretamente. [...] Com a nossa decisão, deixamos claro que queremos construir relações com a Rússia com base do respeito mútuo", disse Korchok.

Ele contou ainda que se reunirá com o ministro das Relações Exteriores da República Tcheca, em Bratislava, nesta quarta-feira (28), para discutir os episódios recentes de tensões diplomáticas que envolveram os dois países e a Rússia.

"Vamos falar detalhadamente sobre a situação depois dos últimos acontecimentos, que afetaram amplamente a Eslováquia", afirmou o ministro.
Ministro das Relações Exteriores da Eslováquia defende relação de 'respeito mútuo' com a Rússia

Segundo Korchok, o país "ouviu com preocupação o que o lado tcheco e os serviços de inteligência descobriram" sobre o incidente no povoado de Vrbetice, da República Tcheca, em 2014, com explosões em um armazém de munições.

Na última quinta-feira (22), o primeiro-ministro eslovaco Eduard Heger determinou que três funcionários da embaixada russa em Bratislava deveriam deixar o país em até uma semana. A Rússia informou que se reserva o direito de uma resposta.

Comentar