FDI poderão 'responder com força' se ataques de Gaza perdurarem, diz gabinete de segurança de Israel

As forças israelenses advertem que responderão com força se ataques com foguetes vindos de Gaza continuarem.
Sputnik

Após uma reunião na segunda-feira (26), o gabinete de segurança de Israel autorizou o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Benny Gantz, a instruírem as Forças de Defesa de Israel (FDI) a reagirem "com força" se os ataques de Gaza persistirem, informou o jornal The Jerusalem Post.

Na madrugada de segunda-feira (26), foram lançados três foguetes da Faixa de Gaza. A Cúpula de Ferro israelense conseguiu interceptar dois deles, sendo que um acabou explodindo ainda dentro de Gaza. Desde sexta-feira (23), mais de 40 foguetes foram lançados da zona problemática, segundo jornal israelense.

Vale destacar que, ainda na sexta-feira (23), as FDI contra-atacaram com disparos de caças e tanques, não se envolvendo em mais conflitos desde então e, deste modo, negando a veracidade de relatos sobre o Estado judaico ter reforçado suas forças perto da Faixa de Gaza.

FDI poderão 'responder com força' se ataques de Gaza perdurarem, diz gabinete de segurança de Israel

Segundo conta a mídia israelense, após os acontecimentos descritos acima, o gabinete de segurança israelense votou a favor de um plano operacional para enfrentar o Hamas, suspeito de estar por trás dos ataques.

De igual modo, também em resposta aos foguetes, na segunda-feira (26), Israel anunciou a total proibição de pesca a palestinos na zona pesqueira da Faixa de Gaza a partir das 06h00 (23h00, no horário de Brasília) até novo aviso. O major-general Ghassan Alian, coordenador das Atividades Atividades Governamentais nos Territórios (COGAT, na sigla em inglês), culpou o Hamas por tamanha decisão do governo israelense.

Do lado palestino, a população justifica os ataques lançados contra o Estado judaico como uma resposta aos insultos sofridos por árabes em Jerusalém, por parte de israelenses, nas comemorações do Ramadã – celebração sagrada para todos os muçulmanos no mundo – na semana passada.

Comentar