Embarcações militares iranianas hostilizam navios dos EUA no golfo Pérsico, diz mídia (VÍDEO)

Recentemente, embarcações do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica hostilizaram navios da Guarda Costeira dos EUA no golfo Pérsico, o primeiro conflito em um ano, segundo o The Wall Street Journal.
Sputnik

Oficiais da Marinha dos EUA confirmaram ao jornal que três embarcações rápidas e um navio de apoio conhecido como Harth 55 perseguiram dois navios da Guarda Costeira norte-americana, enquanto estes estavam patrulhando águas internacionais no sul do golfo Pérsico.

Os militares relataram que a embarcação maior passou repetidamente na frente das embarcações norte-americanas, aproximando-se a 64 metros de distância. De acordo com o relatório, a ação obrigou o navio Wrangell a realizar uma manobra defensiva para prevenir a colisão.

Os navios americanos emitiram alertas por três horas , mantendo contato constante, contudo, as embarcações iranianas seguiram com as manobras perigosas, disse a porta-voz da Quinta Frota dos EUA, Rebecca Rebarich.

O incidente, que não foi oficialmente revelado, ocorreu no dia 2 de abril, em um momento em que os EUA e o Irã conduzem negociações indiretas sobre a retomada do acordo nuclear de 2015.

Depois que os EUA se retiraram do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) em 2018 e reimpuseram sanções ao Irã, a República Islâmica passou, a partir de 2019, a ultrapassar os limites de enriquecimento de urânio impostos pelo JCPOA. Ao mesmo tempo, Teerã observou anteriormente que as violações do acordo são reversíveis caso Washington remova as sanções e regresse ao acordo nuclear.

Até agora, representantes dos países signatários do acordo nuclear concluíram duas rodadas de negociações em Viena, na Áustria, com o objetivo de trazer o Irã e os EUA de volta ao acordo.

Comentar