Arábia Saudita está negociando venda de 1% da Aramco para investidor estrangeiro

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, disse hoje (27) na televisão estatal que o reino está em discussões para vender 1% da petrolífera estatal Saudi Aramco para uma companhia líder do setor de energia.
Sputnik

Mohammed bin Salman afirmou que a Saudi Aramco, a maior empresa de petróleo do mundo listada na bolsa saudita no final de 2019, poderia vender mais ações, inclusive para investidores internacionais, dentro de um ou dois anos.

Arábia Saudita está negociando venda de 1% da Aramco para investidor estrangeiro
"Há conversas agora para a aquisição de 1% das ações por uma companhia líder do mercado global de energia em um acordo importante que aumentaria as vendas da Aramco em [...] um grande país", disse Mohammed bin Salman, sem acrescentar mais detalhes.

"Há negociações com outras empresas para diferentes participações, e parte das ações da Saudi Aramco poderia ser transferida para o Fundo de Investimento Público [saudita] e parte listada [...] na bolsa saudita", disse o príncipe herdeiro em entrevista exibida por uma emissora saudita para marcar o quinto aniversário do projeto de diversificação da economia do reino árabe, batizado de Visão 2030.

Arábia Saudita está negociando venda de 1% da Aramco para investidor estrangeiro
A oferta pública inicial da Saudi Aramco em 2019 foi vista como um pilar do programa de diversificação econômica que visa atrair investimentos estrangeiros à Arábia Saudita.

A Saudi Aramco levantou $ 25,6 bilhões (cerca de R$ 140 bilhões) na Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) e, depois, vendeu mais ações sob uma "opção verde", para aumentar o total para $ 29,4 bilhões (aproximadamente R$ 160 bilhões).

Os rendimentos dessa oferta foram transferidos para o Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês), o veículo de escolha do príncipe herdeiro para transformar a economia saudita e diversificá-la a partir das receitas do petróleo.

Comentar