A maioria dos sírios vive na pobreza enquanto EUA e UE impõem sanções ao país, diz diplomata russo

Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) impõem sanções unilaterais contra a Síria, enquanto a esmagadora maioria de seus habitantes vive abaixo da linha da pobreza.
Sputnik

É o que afirmou nesta terça-feira (27) o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Vershinin, durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU.

A situação humanitária na Síria degradou-se perigosamente em meio ao conflito prolongado, à crise econômica, à pandemia de COVID-19, às sanções unilaterais por parte dos EUA e da UE, observou o diplomata.

Ele também destacou que "as sanções estão sendo reforçadas apesar do apelo do Secretário-Geral da ONU para mitigá-las no contexto da pandemia, em que 90% da população síria vivem abaixo da linha da pobreza e 70% não têm acesso a mantimentos, segundo dados da ONU", disse Vershinin.

De acordo com o vice-ministro, é de caráter urgente ajudar a Síria na reconstrução de sua infraestrutura civil, sem politizar a questão nem estabelecer pré-condições.

Em comparação com 2011, a geração de eletricidade foi reduzida em 70%, e a produção de água potável em 30% a 40%. Cerca de 50% das instalações de irrigação foram perdidas, segundo dados de agências humanitárias internacionais presentes na Síria.

Comentar