'Exterminador de drones': China revela radar inovador que pode ser transportado por 1 soldado (FOTO)

Na 9ª Exposição Mundial de Radares a China apresentou seu novo radar de reconhecimento multiuso portátil YLC-48, que consegue detectar drones que operam em baixa altitude, aparelhos pequenos, mesmo em condições de elevado impacto sonoro próximo do solo.
Sputnik

De acordo com o Instituto de Pesquisa Nº 14, que faz parte da empresa estatal China Electronics Technology Group Corporation (CETC, na sigla em inglês), o aparelho apelidado de "exterminador de drones" é capaz de localizar e rastrear um alvo "de qualquer ângulo" e em quaisquer condições meteorológicas.

Outra característica inovadora é seu pequeno tamanho, permitindo que o YLC-48 seja carregado por apenas um soldado, algo que o distingue de outros dispositivos de sua classe, escreve Global Times.

O sistema de defesa está equipado com um grande número de circuitos digitais integrados, permitindo que o YLC-48 possa ser rapidamente instalado em todo tipo de armas leves e facilmente desmontado.

'Exterminador de drones': China revela radar inovador que pode ser transportado por 1 soldado (FOTO)

A demanda por contramedidas contra drones civis aumentou bastante nos últimos anos, uma vez que estes aparelhos são frequentemente usados por grupos armados devido a sua mobilidade, maior disponibilidade e baixo custo.

Os veículos aéreos não tripulados do tipo doméstico são difíceis de detectar ou interceptar, mesmo por sistemas avançados de defesa antiaérea de curto alcance devido ao ruído de fundo e a seu pequeno tamanho.

China e outros países, incluindo a Rússia, EUA, Reino Unido, Itália e Japão são os principais desenvolvedores de tecnologias de drones e antidrones.

Comentar