'Gigante jurássico': arqueóloga descobre por acaso imensa pegada de dinossauro na Inglaterra (FOTO)

Os especialistas acreditam que a pegada foi deixada por um dinossauro com um comprimento de oito a nove metros, talvez um megalossauro, que viveu entre 175 milhões e 164 milhões de anos atrás.
Sputnik

Uma pegada feita por um grande dinossauro carnívoro foi descoberta na costa de Yorkshire, Reino Unido. O achado foi feito pela arqueóloga Marie Woods, que estava coletando moluscos e afirmou que ficou chocada ao tropeçar na enorme marca de três dedos.

"Eu tinha ido buscar mariscos para o jantar, mas fiquei completamente distraída com essa besta! […] Não colecionei muito depois de ver isso", relata Woods, citada pelo portal da BBC.

Após a descoberta, em um local exato não revelado, a arqueóloga contatou especialistas, que analisaram a impressão fossilizada e afirmaram que deve ter sido deixada por um grande dinossauro carnívoro com um comprimento de corpo de até nove metros.

Uma pegada de dinossauro pertencente a um "gigante jurássico" foi descoberta na costa de Yorkshire. O paleontólogo Dean Lomax sugere que provavelmente pertenceu a um megalossauro que viveu entre 164 e 175 milhões de anos atrás​

Estado frágil

O paleontólogo Dean Lomax foi um dos especialistas que analisaram a pegada. Lomax descreveu-a como "a maior pegada de terópode já encontrada em Yorkshire" e que o autor era "um verdadeiro gigante jurássico".

O paleontólogo defende que é, possivelmente, de um megalossauro, que viveu entre 175 milhões e 164 milhões de anos atrás. Lomax acrescenta que a descoberta de Woods é, na verdade, uma "redescoberta", já que a pegada do dinossauro teria foi parcialmente localizada pelo colecionador de fósseis Rob Taylor em novembro de 2020.

De qualquer forma, estão a ser feitos planos para recuperar a impressão fossilizada, que de acordo com Woods "está em um estado frágil e fica próximo ao nível da água, o que significa que pode se perder no mar". Se os planos forem bem-sucedidos, a pegada será exibida no Museu Rotunda, em Scarborough, Reino Unido.

Comentar