Taiwan está à procura de mísseis de cruzeiro de longo alcance dos EUA, diz mídia

Defesa taiwanesa estaria investindo em seu armamento para se defender da ameaça chinesa, e busca o míssil de cruzeiro de longo alcance para "atingir alvos distantes da ilha".
Sputnik

Nesta segunda-feira (19), um oficial da Defesa de Taiwan disse que Taipé está tentando adquirir mísseis de cruzeiro de longo alcance de lançamento aéreo dos EUA, enquanto a ilha reforça suas forças diante da crescente pressão da China, de acordo com o South Morning China Post.

Enquanto Taiwan está desenvolvendo seus próprios mísseis de longo alcance para lhe dar capacidade de contra-atacar Pequim em caso de guerra, o país também espera que os Estados Unidos ajudem a fornecer armamento mais avançado.

O chefe do Departamento de Planejamento Estratégico do Ministério da Defesa de Taiwan, Lee Shih-chiang, nomeou o AGM-158, da Lockheed Martin, como o alvo da compra planejada por Taipé, porém, os EUA ainda não deram sinal verde para negociação.

"Ainda estamos no processo de buscá-lo. Os canais de comunicação são muito suaves e normais", disse Shih-chiang citado pela mídia.

O míssil de cruzeiro AGM-158 pode ter um alcance de quase 1.000 quilômetros, dependendo do modelo, e pode ser fixado em aeronaves incluindo F-16, que Taiwan opera.

Taiwan está à procura de mísseis de cruzeiro de longo alcance dos EUA, diz mídia

As Forças Armadas de Taiwan tradicionalmente se concentram em defender a ilha de um ataque chinês, mas a presidente Tsai Ing-wen enfatizou a importância de desenvolver um impedimento "assimétrico", usando equipamentos móveis difíceis de encontrar e destruir, e capazes de atingir alvos distantes da ilha, como no caso dos mísseis de cruzeiro de longo alcance.

A China intensificou sua atividade militar perto de Taiwan, enquanto tenta forçar o governo de Taipé a aceitar as reivindicações de soberania chinesa sobre a ilha.

Os EUA, principal fornecedor estrangeiro de armas para Taiwan, está ansioso para criar um contrapeso militar às forças chinesas, com base em um esforço conhecido no Pentágono como "Fortaleza de Taiwan", de acordo com a mídia.

Comentar