Após explosão de casos, Índia anuncia vacinação para maiores de 18 anos

Nesta segunda-feira (19), a Índia anunciou a vacinação contra a COVID-19 para cidadãos com mais de 18 anos a partir de 1º de maio, como parte de sua fase três de imunização em massa.
Sputnik

O anúncio oficial foi feito pelo Ministério da Saúde da Índia mais cedo nesta segunda-feira (19).

"Em uma reunião presidida por Narendra Modi [primeiro-ministro da Índia], foi tomada uma decisão importante de permitir a vacinação a todos com idade acima de 18 anos a partir de 1º de maio", disse o ministério em comunicado.

A Índia iniciou a fase um da campanha de vacinação em meados de janeiro, colocando os trabalhadores da linha de frente e as equipes de saúde como prioridades. Durante a fase dois, iniciada em março, a Índia expandiu a campanha de vacinação para todos os maiores de 45 anos.

Após explosão de casos, Índia anuncia vacinação para maiores de 18 anos

Já na fase três, além de incluir todos os cidadãos maiores de 18 anos, a Índia também pretende liberalizar os preços das vacinas para aumentar a produção e atrair novos fabricantes, tanto nacionais quanto internacionais.

"A vacinação deve continuar como antes nos centros de vacinação do governo da Índia, fornecidos gratuitamente para a população elegível conforme definido anteriormente, ou seja, profissionais de saúde, trabalhadores da linha de frente e todas as pessoas acima de 45 anos de idade", acrescentou o ministério.

As pessoas dos grupos prioritários que aguardam uma segunda dose também serão priorizadas na campanha de imunização indiana.

Após explosão de casos, Índia anuncia vacinação para maiores de 18 anos

No início do dia, a Índia relatou 273.810 novos casos de COVID-19, atingindo outro recorde diário em meio a um pico de casos confirmados no país.

Com uma população de quase 1,4 bilhão, o país já administrou mais de 123 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19, conforme dados do site Our World in Data. Em números absolutos de doses aplicadas, a Índia está atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Até agora, a Índia aprovou três vacinas - duas produzidas no mercado interno e a Sputnik V, da Rússia.

Comentar