Deputados do Texas aprovam lei que elimina verificação de antecedentes para portar arma

Foi aprovado pelos deputados estaduais do Texas, nos EUA, um projeto de lei que amplia as condições para o porte de armas de fogo. Para as medidas entrarem em vigor, depende apenas da sanção do Senado estadual.
Sputnik

A Câmara dos deputados do Texas aprovou nesta semana um projeto de lei que permite aos cidadãos do estado, maiores de 21 anos, portar armas sem licença, além de ampliar as condições para compra de pistolas e fuzis.

Atualmente, a lei estadual exige que as pessoas obtenham uma licença para porte de arma de fogo. Se aprovado em lei, o novo projeto removeria essa restrição, permitindo que os texanos portem armas sem ter que passar por uma verificação de antecedentes ou passar por treinamento, escreve o The Dallas Morning News. 

A publicação ainda ressalta que, aprovado o projeto no senado estadual, onde há maioria republicana, o Texas se tornaria o 14º estado nos EUA a implementar essa lei.

Criticado por democratas, o projeto de lei chega na esteira de vários tiroteios em massa recentes que ocorreram em todo o país. Nos debates na Câmara dos Deputados, democratas alertaram que seria perigoso permitir que pessoas não treinadas portassem uma arma carregada em lojas e calçadas.

Outro ponto na lei que ainda gera debate, e será definido pelos senadores estaduais, são os locais onde será permitido portar armas de fogo. Democratas apontam que hospitais e tribunais devem ser exceções às regras.

Apesar dos protestos, 84 republicanos estaduais, e sete democratas, votaram a favor do projeto de lei.

Deputados do Texas aprovam lei que elimina verificação de antecedentes para portar arma

Comentar