Submarino soviético atingido por minas alemãs encontrado no mar de Barents

Uma expedição da Frota do Norte russa e da Sociedade Geográfica Russa encontrou no mar de Barents o submarino Katyusha, afundado durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com informação do serviço de imprensa da frota.
Sputnik

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (16).

"O navio multifuncional de logística Elbrus realizou a avaliação instrumental do relevo do fundo do mar, em resultado da qual foi confirmada a presença de um submarino do tipo K ou Katyusha, no campo minado alemão Bantos-A", diz o comunicado.

Os especialistas determinaram que o casco do submarino estava destruído em três partes, estando coberto por redes de pesca. A razão da perda do submarino, de acordo com a Frota do Norte, teria sido a "explosão de uma mina alemã com a subsequente detonação de suas próprias munições".

Submarino soviético atingido por minas alemãs encontrado no mar de Barents

Os participantes da expedição pretendem determinar o número tático do submarino. Agora, sua identificação é dificultada pela grande quantidade de redes no local. Até agora, a classificação foi realizada através das dimensões do casco e alguns elementos não cobertos pelas redes – a antena de rádio, os embornais no casco, bem como dispositivos internos como, por exemplo, os cilindros de alta pressão e a tubulação de ventilação.

No decorrer da expedição foi examinada a área, da qual os pescadores se queixavam: o navio afundado era a causa de numerosas quebras nas redes de arrasto. As informações obtidas foram agora registradas nos mapas de navegação marítima.

Comentar