Premiê do Japão diz estar pronto para se encontrar com líder da Coreia do Norte

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, disse que está pronto para se reunir com o líder norte-coreano Kim Jong-un sem pré-condições.
Sputnik

O objetivo é estabelecer uma relação frutífera entre os dois países e buscar uma solução para a questão dos japoneses sequestrados.

"Estou preparado para me encontrar com o presidente Kim Jong-un sem pré-condições para a resolução da questão dos sequestros e para o estabelecimento de uma relação frutífera com a Coreia do Norte. Estou determinado a agir e me posicionar na linha de frente sozinho", disse Suga em um discurso no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, em Washington.

O premiê japonês se encontra nos Estados Unidos onde se reuniu nesta sexta-feira (16) com o presidente do país, Joe Biden, para tratar de diversos assuntos.

Premiê do Japão diz estar pronto para se encontrar com líder da Coreia do Norte

O Japão insiste que a Coreia do Norte sequestrou 17 de seus cidadãos nas décadas de 1970 e 1980 para ensinar a língua e o comportamento japoneses em escolas de espionagem. Em 2002, a Coreia do Norte admitiu que seus agentes sequestraram 13 cidadãos japoneses e negaram envolvimento em qualquer outro desaparecimento.

"Hoje, o primeiro-ministro Suga e eu afirmamos nosso forte apoio à aliança EUA-Japão e à nossa segurança compartilhada. Comprometemo-nos a trabalhar juntos para enfrentar os desafios da China e em questões como o mar da China Oriental e o mar do Sul da China, bem como [os assuntos sobre] a Coreia do Norte", disse Biden em coletiva de imprensa conjunta.

Biden e Suga concordaram em aumentar a cooperação em telecomunicações 5G, cadeias de suprimentos para semicondutores, computação quântica e inteligência artificial.

Eles também se comprometeram a que EUA e Japão alcancem emissões zero de carbono até 2050.

Comentar