Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 16 de abril

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha os destaques desta sexta-feira (16), marcada pela chegada de remédios do "kit intubação" da China, pela decisão do STF favorável a Lula e crescimento recorde da economia chinesa.
Sputnik

Brasil recebe medicamentos do 'kit intubação' vindos da China

Na noite desta quinta-feira (15), lotes de medicamentos do chamado "kit intubação" provenientes da China chegaram ao aeroporto de Guarulhos, no estado de São Paulo. Os medicamentos foram comprados por empresas como a Petrobras, Vale, Klabin e Raízen e serão doados ao Ministério da Saúde. A pasta informou que os 2,3 milhões de medicamentos devem ser distribuídos nesta sexta-feira (16). Outra notícia boa é a que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) manteve ritmo de queda em estados como São Paulo. O estado está com 85,3% dos leitos de UTI ocupados, uma queda de 7% em relação ao início de abril. O Brasil confirmou mais 3.774 mortes e 80.529 casos de COVID-19, totalizando 365.954 óbitos e 13.758.093 diagnósticos da doença, informou consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 16 de abril

STF mantém anulação das condenações de Lula

Nesta quinta-feira (15), o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e manteve a anulação das condenações do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito da operação Lava a Jato. A decisão foi apreciada pelo plenário da corte e terminou com placar de oito votos favoráveis ao ex-presidente Lula (Barroso, Cármen Lúcia, Fachin, Lewandowski, Mendes, Moraes, Toffoli e Weber) e três contra (Fux, Nunes Marques e Mello). Com a decisão, Lula permanece elegível e pode concorrer à presidência da República em 2020. O presidente, Jair Bolsonaro, lamentou a decisão e entrou em clima de campanha durante transmissão ao vivo a apoiadores: "Lula vai ser candidato. Tira eu do combate, quem seria o outro que iria com o Lula para o segundo turno?".

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 16 de abril

Democratas querem ampliar Suprema Corte dos EUA

Parlamentares do Partido Democrata lançaram campanha pela expansão da Suprema Corte dos EUA de nove para 13 juízes. Para eles, a expansão é necessária por suposto desequilíbrio na composição da corte, após o ex-mandatário, Donald Trump, formar maioria conservadora de 6-3 no principal tribunal norte-americano. "Estamos aqui hoje porque a Suprema Corte dos EUA está quebrada, desequilibrada, e precisa ser consertada", disse o senador democrata Ed Markey, durante conferência de imprensa nesta quinta-feira (15). Republicanos rejeitam a proposta, alegando ser uma tentativa democrata de impor a agenda do presidente Joe Biden sem restrições.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 16 de abril

Com nova onda de COVID-19, Índia começa a importar vacinas

Após vender milhões de doses de vacinas de COVID-19 para o exterior, a Índia enfrenta escassez de imunizantes, conforme nova onda de infecções do coronavírus avança sobre o país. Nova Deli sela acordos com países como a Rússia para importar imunizantes contra a doença. Hospitais na região metropolitana de Nova Deli estão lotados com pacientes dividindo leitos e atrasos nos serviços funerários, reportou a Reuters. A Índia ultrapassou o Brasil em número de casos de COVID-19, ao reportar 217 mil novos casos somente nas últimas 24 horas, apontaram dados do Ministério da Saúde do país. Em número de mortes, no entanto, o Brasil segue na frente da Índia. Segundo país mais populoso do mundo, a Índia confirmou mais de 14 milhões de casos de COVID-19 e 174.308 mortes, segundo dados da Universidade Johns Hopkins (EUA).

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 16 de abril

Economia chinesa cresce 18,3% no 1º trimestre

A economia chinesa cresceu a ritmo recorde no primeiro trimestre de 2021, conforme o país se recupera de forte retração em função da pandemia de COVID-19. O aumento de 18,3% no PIB em relação ao mesmo período do ano passado é creditado sobretudo ao aumento no consumo interno, informou o Bureau de Estatísticas da China, nesta sexta-feira (16). "De acordo com estatísticas preliminares, o produto interno bruto do país atingiu 24,931 bilhões de yuans [cerca de R$ 22 trilhões], um aumento de 18,3%", declarou o bureau. O aumento no emprego urbano também teria sido um dos motores do crescimento, com 2.97 milhões de postos de trabalhos criados entre 2020 e 2021. A taxa de desemprego chinesa para março ficou em 5.3%, uma queda de 0.2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 16 de abril

Para CEO da Pfizer, 3ª dose 'provavelmente' será necessária

O CEO da farmacêutica norte-americana Pfizer, Albert Bourla, declarou que a aplicação de terceira dose do imunizante será "provavelmente" necessária. A terceira dose seria aplicada de seis a 12 meses após a segunda, para garantir a imunização prolongada contra o novo coronavírus. "Um cenário possível é que provavelmente haverá a necessidade de uma terceira dose, entre seis e 12 meses [após a segunda]", disse Bourla em entrevista ao canal norte-americano CNBC. Segundo ele, a vacinação contra a COVID-19 poderá ser anual. A farmacêutica ainda não é capaz de determinar por quanto tempo dura a imunidade gerada pela vacina contra a COVID-19. Bourla defendeu o preço do imunizante praticado pela empresa, garantindo que a mesma não vai lucrar com a venda da vacina a países pobres.    

Comentar