Testes em camundongos mostram que moléculas de iogurte 'curam' inflamação ligada à COVID-19

Os probióticos são frequentemente chamados de bactérias boas, e estudos confirmaram que podem beneficiar pacientes com doenças inflamatórias, como as causadas pelo SARS-CoV-2.
Sputnik

Pesquisadores em Israel afirmam que curaram camundongos que sofriam de uma reação imunológica semelhante às documentadas em pacientes com o novo coronavírus usando moléculas de iogurte probiótico. Os resultados foram publicados na revista científica Microbiome.

"Nós induzimos tempestades agressivas de citocinas em camundongos, semelhantes às dos pacientes com COVID-19 que estão em estado muito crítico, e curamos 100% daqueles que receberam as moléculas […]. Mas todos os outros ratos morreram dentro de dois a três dias após a indução da tempestade de citocinas", explicou Raz Jelinek, coautor do estudo, ao jornal The Times of Israel.

A importância das citocinas

A pesquisa teve início depois que os cientistas identificaram duas moléculas em uma bebida de leite fermentado, chamada kefir, que ofereceram grandes benefícios terapêuticos e poderiam ser utilizadas ​​para desenvolver drogas do futuro.

"A pesquisa nos leva a acreditar que podemos fazer medicamentos a partir dessas moléculas extraídas do iogurte […]. [Utilizando] as qualidades anti-inflamatórias das moléculas, que lutam contra a tempestade de citocinas, e as qualidades antibacterianas que identificamos", afirma Jelinek.

Quando um corpo saudável está lutando contra uma infecção, a resposta natural do sistema imunológico é liberar citocinas, substâncias químicas biológicas que sinalizam ao sistema imunológico para fazer seu trabalho. No entanto, quando há uma tempestade de citocinas, muitas vezes instigada por infecções como gripe e pneumonia, a superprodução de sinais biológicos causa mudanças no corpo que interferem no funcionamento normal das células, muitas vezes resultando em inflamação da área infectada.

Testes em camundongos mostram que moléculas de iogurte 'curam' inflamação ligada à COVID-19

A inflamação pode ser fatal, conforme demonstrado em pacientes com COVID-19 que apresentam falta de ar e febres. Os benefícios para a saúde encontrados no kefir possivelmente têm propriedades antibacterianas e antifúngicas, embora mais pesquisas precisem ser realizadas.

"Se isso pudesse ser dado a pessoas críticas e ter o mesmo efeito, seria maravilhoso", comentou Jelinek, que reconheceu que o estudo tinha suas limitações, pois as "moléculas específicas que ele identificou" vieram de seu próprio kefir feito em laboratório e funcionou mais como um antibiótico controlado, pois não combateu "diretamente" a infecção, mas impediu que o quadro se agravasse.

"Embora a resistência aos antibióticos seja um problema real, essas moléculas não atacam diretamente as bactérias, mas bloqueiam a comunicação entre elas, o que significa que as bactérias não terão [uma] chance de desenvolver mecanismos de resistência", garante o cientista.

Comentar