Finlândia: 20 pessoas são detidas após protestos contra medidas de combate à pandemia

Cerca de 20 pessoas foram detidas hoje (10) em Helsinque durante protestos não autorizados contra as restrições impostas pelo governo da Finlândia para frear a disseminação da COVID-19.
Sputnik

Segundo a agência de notícias France-Presse, cerca de 300 pessoas se reuniram no centro da capital finlandesa e as autoridades se mobilizaram para dispersar o protesto, pois o mesmo não tinha sido autorizado, já que as reuniões públicas com mais de seis pessoas estão proibidas em Helsinque devido à pandemia.

Muitos manifestantes, no entanto, formaram um bloco e começaram a marchar pela cidade, o que acabou resultando na detenção de 20 pessoas que se recusaram a cooperar com as autoridades.

A Finlândia tem cerca de 5,5 milhões de habitantes e está entre os países que melhor conseguiram conter a pandemia de COVID-19 na Europa. Contudo, a taxa de incidência da doença aumentou em meados de fevereiro, o que fez com que o governo introduzisse novas restrições, como o fechamento de bares e restaurantes.

De acordo com um levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a Finlândia soma quase 82 mil casos acumulados de COVID-19 desde o início da pandemia, com apenas 868 mortes.

Comentar