EUA vão continuar modernização do arsenal nuclear alegando ser meio de dissuasão importante

Com discurso de defesa a outros países, EUA anunciaram na quinta-feira (8) a ampliação de investimentos em energia e arsenal nuclear "para garantir segurança e eficácia".
Sputnik

Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca na quinta-feira (8), a secretária de Energia, Jennifer Granholm, anunciou que o governo do presidente Joe Biden planeja continuar modernizando o potencial nuclear dos EUA.

Granholm se referiu ao plano do governo de aumentar o financiamento para pesquisas no campo da energia nuclear avançada. Se aprovado pelo Congresso norte-americano, parte desse investimento, de 15 bilhões de dólares (mais de R$ 83 bilhões), será usada para financiar a modernização do arsenal nuclear norte-americano.

EUA vão continuar modernização do arsenal nuclear alegando ser meio de dissuasão importante
"Temos que modernizar o arsenal nuclear da nação [...] para garantir que seja seguro e eficaz, e continuaremos fazendo isso para dissuadir outros países de qualquer agressão nuclear", declarou Granholm.

De acordo com a organização não governamental Federação de Cientistas Americanos (FAS, na sigla em inglês), até o momento, os EUA possuem um inventário de mais de 5.500 ogivas nucleares, 3.800 delas retiradas ou prontas para serem desmanteladas, enquanto outras 1.800 fazem parte das reservas ativas do país.

Comentar