Teerã confirma explosão em navio mercante iraniano, causa está sendo investigada

Teerã confirmou hoje (7) que um navio mercante iraniano foi atacado no mar Vermelho. O navio ficou parcialmente danificado, informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh.
Sputnik

O Irã confirmou a ocorrência de uma explosão a bordo de seu navio de carga Saviz no mar Vermelho.

"Um navio mercante iraniano foi parcialmente danificado perto da costa de Djibuti na terça-feira (6) por volta das 06h00 da manhã, horário local, como resultado de uma explosão, cuja origem está sendo determinada", disse o porta-voz.

O navio não é militar, a explosão não fez vítimas, afirmou Khatibzadeh.

Ontem, 6 de abril, Israel informou os Estados Unidos de que as suas forças atacaram o navio iraniano Saviz no mar Vermelho, informou o jornal The New York Times. A ação israelense teria sido uma resposta a anteriores ataques iranianos contra embarcações de Israel, informou a mídia.

Jessica L. McNulty, porta-voz do Pentágono, confirmou que os Estados Unidos tiveram conhecimento do incidente com o navio Saviz, mas desmentiu um possível envolvimento das forças norte-americanas na ação.

Além disso, a mídia iraniana informou que a embarcação foi atacada por um tipo de mina chamado lampet, que usa ímãs para se fixar aos alvos.

O navio Saviz foi construído em 1999 e seu porto de origem é Bandar Abbas. O navio estaria ancorado no mar Vermelho desde 2016. Oficialmente o navio é considerado uma embarcação de carga.

Comentar