Rússia oferece ajuda para mediar tensões entre Índia e Paquistão na Caxemira

A Rússia está pronta para ajudar a resolver os conflitos entre a Índia e o Paquistão nos territórios disputados da Caxemira, garantiu o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em entrevista publicada nesta quarta-feira (7).
Sputnik

O chanceler russo está em visita ao Paquistão para discutir questões da agenda bilateral e também a participação de Islamabad no processo de pacificação do Afeganistão. Mas, em entrevista para a mídia local, o diplomata também foi questionado sobre o que pensa das ações da Índia na Caxemira e seus impactos para a segurança regional. 

​"Estamos convencidos de que as divergências entre Estados em qualquer região do mundo, incluindo, é claro, o Sul da Ásia, devem ser resolvidas de maneira pacífica e civilizada, com base no direito internacional. A Rússia, como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, está pronta para ajudar de todas as maneiras possíveis", disse Lavrov em declarações ao The News International.

Há décadas, Paquistão e Índia vivem em tensões na fronteira devido à disputa entre os dois países pela soberania sobre os territórios da Caxemira, ainda não resolvida apesar de três grandes conflitos abertos entre as duas partes, em 1947, 1965 e 1971.

Comentar