EUA ignoram soberania de Tóquio e realizam operação nas águas reivindicadas pelo Japão, aponta mídia

A Marinha norte-americana conduziu uma operação de liberdade de navegação no sudoeste das águas do Japão em dezembro, em um movimento que contraria as declarações de soberania de Tóquio.
Sputnik

De acordo com a 7ª Frota dos EUA, a operação do dia 15 de dezembro de 2020 foi realizada nas proximidades do estreito de Tsushima, entre Kyushu, uma das principais ilhas do Japão, e Coreia do Sul.

Segundo o The Japan Times, os militares norte-americanos enfatizaram ter cumprido estritamente as regras internacionais. Contudo, as declarações japonesas são conflitantes.

O governo japonês declarou que seu território marítimo é baseado em uma "linha de base reta", de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, usada quando há marcas, ilhotas ou ilhas próximas da costa.

O professor Shigeki Sakamoto, da Universidade de Kobe, em direito internacional, afirmou que "os EUA são contrários à linha de base reta, incluindo também o espaço aéreo sobre o território marítimo".

Com isso, a operação de dezembro mostrou que os Estados Unidos são rigorosos sobre seu ponto de vista, mesmo quando contestam a interpretação de um aliado, conclui.

Comentar