EUA tentam reviver conversações com Irã através de aliados, aponta mídia norte-americana

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, está discutindo com aliados europeus como reviver o acordo nuclear com o Irã, segundo reportou Edward Price, porta-voz do Departamento de Estado.
Sputnik

Conforme Price disse na quarta-feira (31), Blinken explorou possibilidades durante encontros em Bruxelas na semana passada, adicionando que Washington continua comprometido com retorno conjunto ao acordo multilateral que o ex-presidente Donald Trump abandonou, relata a agência Bloomberg.

Os EUA estariam utilizando a Europa como uma espécie de ponte com o Irã, depois de Teerã ter se recusado a se juntar a conversações diretas com a administração Biden. O líder supremo da República Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, afirmou neste mês que a nação persa não estaria "com pressa" para reviver o acordo, sem antes que Washington suspendesse as sanções contra Teerã.

Se as sanções forem suspensas, Khamenei reiterou que o governo iraniano estaria pronto para voltar ao acordo nos seus termos originais.

Por enquanto, conforme o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, os EUA ainda não alteraram em nada sua política de "pressão máxima" sobre o Irã, executada desde a segunda metade da presidência de Donald Trump, refere a mídia.

De acordo com Zarif, o Irã está preparado para que ambos os lados retornem plenamente ao acordo, sendo melhor retorno pleno do que gradual.

Comentar