Organizações dos EUA pedem para Biden parar 'retórica imprudente' e dialogar com Rússia, diz mídia

Ao todo, 27 organizações dos Estados Unidos emitiram um pedido a Joe Biden para conduzir "conversações bilaterais construtivas" com Vladimir Putin, relembrando a promessa do presidente dos EUA de colocar a diplomacia no centro da política externa.
Sputnik

Em comunicado conjunto, 27 organizações norte-americanas, até mesmo esquerdistas, pediram para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deixar para trás a "retórica imprudente" em relação à Rússia e conduzir "conversações bilaterais construtivas" com o presidente russo, Vladimir Putin, segundo informou The Hill, citando a solicitação das organizações.

"Como organizações nacionais que advogam a diplomacia, o controle de armas, o desarmamento e a paz, estamos profundamente alarmados pelos intercâmbios negativos recentes entre os líderes dos dois países com mais de 90% das ogivas nucleares mundiais em seus arsenais", segundo comunicado das organizações, obtido pela mídia.

As organizações pediram para Biden parar de participar de "intercâmbios de retórica imprudente" e continuar as negociações com a Rússia sobre armas nucleares, visto que o perigo de corrida armamentista nuclear é muito evidente agora.

Além disso, os autores do comunicado relembraram a declaração do presidente norte-americano que pretendia colocar a diplomacia no centro da política externa.

A lista completa das organizações não foi publicada, mas algumas vieram à tona: Justice Democrats, Blue America, Demand Progress, Our Revolution e Progressive Democrats of America.

Anteriormente, Biden afirmou que Putin "pagaria" por suposta interferência nas eleições presidenciais dos EUA de 2020. O presidente norte-americano também afirmou considerar Putin um "assassino". Em reposta, Putin lhe desejou boa saúde e convidou Biden para discussão em transmissão ao vivo, mas a Casa Branca informou que os presidentes "já conversaram".

Há uns dias, Biden convidou Putin para as primeiras grandes negociações sobre aquecimento global. O Kremlin afirmou que consideram que o clima é um tema muito importante e analisará o convite de acordo com as normas, se o receberem por canais oficiais.

Comentar