Notícias do Brasil

Ministério da Saúde insere pessoas com HIV em grupo prioritário de vacinação

Nesta segunda-feira (29), o Ministério da Saúde inseriu as pessoas de 18 a 59 anos que possuem o vírus HIV na lista de priorização da imunização contra a COVID-19.
Sputnik

O órgão indicou vacinar este grupo após o fim da imunização de pessoas de 60 a 64 anos.

Em documento, o ministério diz que a intenção é "reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do Sistema Único de Saúde (SUS)", conforme publicado pelo Estadão.

A pasta afirma ainda que a medida segue "novas evidências científicas" que apontam riscos de "desfechos negativos da COVID-19" neste segmento da população.

O ministério lembra que as pessoas com HIV com mais de 60 anos já estão contempladas na priorização por faixa etária no plano de imunização.

Ministério da Saúde insere pessoas com HIV em grupo prioritário de vacinação

Estados e municípios não são obrigados a seguir a recomendação do ministério, podendo traçar planos próprios. Porém, há um acordo entre o órgão e conselhos que representam secretários estaduais (Conass) e municipais (Conasems) para que o plano nacional de vacinação seja seguido.

Segundo a pasta, a regra valerá para todos os indivíduos que vivem com HIV, de 18 a 59 anos, independentemente da contagem de linfócitos T-CD4+.

Comentar