Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 30 de março

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha os destaques desta terça-feira (30), marcada pelo novo recorde de mortes no Brasil, pelo apelo brasileiro ao uso "racional" de oxigênio, pela suspensão portuguesa de voos do Brasil, e pela pressão dos EUA ao desmatamento ilegal no Brasil.
Sputnik

Sem rumo, Brasil bate novo recorde de mortes por COVID-19

O Brasil contabilizou 1.969 mortes por COVID-19, nesta segunda-feira (29), chegando a um total de 314.268 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos sete dias subiu para 2.655, sendo um novo recorde. O novo número é 34% maior que a média de óbitos de 14 dias atrás, o que indica uma tendência de alta nas mortes pela doença. Ao todo, 18 estados e o Distrito Federal estão com alta na quantidade de mortes: Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amapá, Rondônia, Tocantins, Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 30 de março

Brasil teme e pode apelar ao uso 'racional' de oxigênio

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pretende fazer uma campanha para o uso "racional" de oxigênio nos hospitais. Queiroga não vê necessidade de colocar o oxigênio nasal em todos os pacientes com COVID-19 que chegam aos hospitais. Com isso, um plano de abastecimento de oxigênio medicinal, que prevê que o oxigênio seja usado de maneira organizada e por critérios de urgência, logística, necessidade, estoque, transporte, e local de envase previstos em leis, para as redes de saúde locais durante a pandemia, deverá ser apresentado nos próximos dez dias.

  • De acordo com o novo ministro da Saúde, o "teto" da capacidade do sistema público de saúde em aplicar vacinas é de 2,4 milhões de doses por dia, contudo, para isso, terá de vencer a falta de doses.
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 30 de março

Governo Bolsonaro promove maior série de trocas de ministros

Nesta segunda-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro oficializou seis trocas no governo. Bolsonaro confirmou as demissões do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e da Advocacia-Geral da União, José Levi, bem como de Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores. As mudanças envolveram o Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça, Casa Civil, Advocacia Geral da União (AGU) e Secretaria de Governo. A mudança de ministros que agitou a vida política brasileira no começo desta semana sugere o início do limite da governabilidade de Bolsonaro e das relações do bolsonarismo com outras instituições e poderes, afirmou o cientista político Danilo Bragança em entrevista à Sputnik Brasil.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 30 de março

Portugal prorroga suspensão de voos do Brasil

Nesta segunda-feira (29), Portugal anunciou a prorrogação da suspensão de voos do Brasil e do Reino Unido até pelo menos 15 de abril, em uma tentativa de conter a propagação das cepas brasileira e britânica do coronavírus em solo luso. Voos humanitários e de repatriação serão permitidos mediante a apresentação de teste negativo feito até 72 horas antes da partida, além disso, os passageiros destes voos deverão cumprir a quarentena de 14 dias em Portugal. O país já registrou mais de 820 mil casos e 16 mil mortes por COVID-19.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 30 de março

EUA não descartam sanções ao Brasil por desmatamento ilegal

O governo Biden realizou uma forte pressão sobre o Brasil, cobrando um compromisso claro no combate ao desmatamento ilegal em solo tupiniquim. Os norte-americanos pedem que o Brasil zere a prática até 2030, através de fiscalizações e punições ambientais rígidas. Além disso, os diplomatas dos EUA deixaram claro que querem ver resultados ainda neste ano, e não descartaram impor sanções ao Brasil caso as exigências não sejam cumpridas. O governo norte-americano também afirmou que o Brasil não receberá dinheiro enquanto não reduzir o desmatamento ilegal.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 30 de março

China aprova reforma radical do sistema eleitoral de Hong Kong

Nesta terça-feira (30), a China aprovou uma reforma radical do sistema eleitoral de Hong Kong, incluindo a redução do número de parlamentares eleitos diretamente e prevendo que um comitê examinasse e selecionasse a maioria dos legisladores. Com isso, o número de representantes eleitos diretamente seria reduzido de 35 para 20, enquanto a legislatura aumentaria dos 70 para 90. Além disso, o número de membros do comitê eleitoral responsável pela seleção do chefe do Executivo subiu para 1.500.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 30 de março

Vacina da AstraZeneca muda nome e vira Vaxzevria

No dia 25 de março, a vacina anglo-sueca contra COVID-19, da AstraZeneca, recebeu um novo nome, e passou a se chamar Vaxzevria, segundo a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês). A agência informou que não houve qualquer outra alteração na vacina, além do nome, contudo os especialistas devem saber sobre a renomeação, e que as informações sobre o produto, sua marca e embalagem podem sofrer alterações. Acompanhe o avanço da vacinação contra a COVID-19 com a da AstraZeneca e outras vacinas em torno do mundo.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 30 de março
Comentar