Notícias do Brasil

Brasil: todos estados e DF estão com 'estoque crítico' para intubação, diz Ministério da Saúde

Segundo o Ministério da Saúde, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estão com um "estoque crítico" de abastecimento de medicamentos para intubação de pacientes.
Sputnik

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do órgão, coronel Luiz Otávio Franco Duarte, admitiu, nesta terça-feira (30), que houve um "desequilíbrio nacional muito rápido".

Em meio a escalada no número de mortes por COVID-19 e o colapso em hospitais de diversas cidades do país, Duarte anunciou que o governo federal vai receber a importação de novos produtos para intubação através da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Segundo ele, o governo também tem conversas com a Espanha e com uma multinacional com sede no Brasil para receber doações. Há ainda uma "tentativa de doação" junto à União Europeia.

"Para essa semana, dependo de atitudes diretas com a indústria nacional", disse ao ressaltar que não há a perspectiva de que as importações cheguem nos próximos dias, conforme noticiado pelo Estadão.
Brasil: todos estados e DF estão com 'estoque crítico' para intubação, diz Ministério da Saúde

O levantamento do ministério aponta que todas as unidades federativas estão ficando sem bloqueadores musculares, sendo que 18 também sofrem com a escassez de sedativos (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Groso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins).

Além disso, nove estão com abastecimento insuficiente de analgésicos (Acre, Amapá, Alagoas, Distrito Federal, Ceará, Maranhão, Roraima, Rio de Janeiro e Tocantins).

Comentar