Navios chineses entram nas águas das ilhas Senkaku, diz mídia do Japão

Pequim e Tóquio têm disputas sobre a questão das ilhas há tempos, e manter o status quo seria bom para os dois países, mas constantes incursões chinesas abalam a diplomacia entre os dois países.
Sputnik

Na manhã desta segunda-feira (29), duas embarcações chinesas entraram em águas territoriais do Japão nas ilhas Senkaku, no mar da China Oriental, segundo a NHK. Essa seria a décima primeira vez que a Marinha da China entra em águas japonesas em 2021.

Os navios teriam invadido as águas perto da ilha de Minamikojima, um pouco depois das 04h00 da manhã (16h00 no horário de Brasília). Autoridades disseram que os dois navios estavam entre os três do governo chinês vistos anteriormente navegando em zona contígua, segundo a mídia.

Também foi relatado que os dois navios estavam se aproximando de dois barcos pesqueiros japoneses, e que navios-patrulha japoneses foram enviados para acompanhar os barcos pesqueiros e garantir sua segurança.

Navios chineses entram nas águas das ilhas Senkaku, diz mídia do Japão

O Japão controla as ilhas, mas a China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês afirma que as ilhas são uma parte inerente do território do Japão, em termos de história e direito internacional, e que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.

Comentar