Irã se opõe aos planos do Reino Unido de aumentar potencial nuclear, afirma embaixador na Rússia

O Reino Unido anunciou em 16 de março seu novo plano de política externa e de defesa pós-Brexit, que prevê um aumento de seu arsenal nuclear de 180 ogivas estocadas para 260.
Sputnik

O embaixador iraniano na Rússia, Kazem Jalali, disse à Sputnik nesta sexta-feira (26) que o Irã se opõe aos planos do Reino Unido de aumentar seu potencial nuclear.

"Em linha com a filosofia do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, as armas nucleares devem ser reduzidas e as tecnologias nucleares devem ser desenvolvidas dentro do conceito de átomos para a paz", disse o diplomata.

"A República Islâmica do Irã desenvolve sua energia nuclear para fins pacíficos, e não concordamos com o acúmulo de armas nucleares", acrescentou Jalali, ao comentar os planos de Londres.

​Em 16 de março, o Reino Unido lançou sua nova estratégia de defesa, segundo a qual o estoque de armas nucleares seria aumentado para 260 ogivas, revertendo os planos anteriores de reduzi-lo para 180 ogivas em meados da década de 2020. A mudança representa um aumento de cerca de 45%, dando fim ao desarmamento progressivo implementado há 30 anos.

No mesmo dia, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, acusou Londres de "hipocrisia total", apontando para as preocupações do Reino Unido com as potenciais armas nucleares do Irã.

Comentar