Biden convidará Putin e Xi Jinping para evento sobre aquecimento global, diz agência

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já afirmou que quer garantir que o país tenha uma economia 100% limpa, chegando a zero emissões líquidas de carbono antes de 2050.
Sputnik

Nesta sexta-feira (26), funcionários do governo norte-americano afirmaram à agência Associated Press que Biden convidará Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Xi Jinping, da China, para as primeiras grandes negociações sobre aquecimento global de seu governo: a Cúpula dos Líderes do Clima.

O fórum convocado pelos EUA, que ocorrerá em 22 e 23 de abril, contará com a presença de outras economias importantes e envolverá discussões sobre os esforços globais para reduzir a poluição por combustíveis fósseis.

A cúpula deverá ser realizada remotamente, por videoconferência, devido à pandemia de COVID-19.

"É uma lista com participantes-chaves para algumas conversas difíceis e importantes", disse um funcionário do governo não identificado ao veículo, ao falar sobre o evento. "Dada a importância desta questão para o mundo inteiro, temos que estar dispostos a falar sobre isso em alto nível".
Biden convidará Putin e Xi Jinping para evento sobre aquecimento global, diz agência

Em janeiro, Biden assinou uma ordem executiva para que os EUA voltassem ao acordo climático de Paris, depois que o ex-presidente Donald Trump retirou o país do acordo em 2017.

Entre outras medidas para combater os efeitos do aquecimento global, Biden revogou, em seu primeiro dia de governo, a licença para a construção do oleoduto Keystone XL, que ligaria Alberta, no Canadá, às refinarias do estado americano de Nebraska, e permitiria o transporte diário de 830 mil barris de petróleo.

Comentar