Preço do petróleo tem aumento de 5% após cargueiro gigante encalhar no canal de Suez

Cargueiro Ever Given, que pode transportar até 20 mil contêineres, encalhou em uma das rotas comerciais mais importantes do mundo, o canal de Suez, no Egito, e já impacta aumento dos preços do petróleo.
Sputnik

O navio de carga Ever Given, do tamanho de um arranha-céu, encalhou nesta semana no Canal de Suez, no Egito, impactando negativamente o tráfego marítimo global, já que o fechamento do canal afeta os embarques de petróleo e gás do Oriente Médio para a Europa.

Com isso, o preço do petróleo reagiu com aumento de 5% em relação ao seu nível mais baixo da semana e o preço do barril passa de US$ 63 (cerca de R$ 355) nesta quinta-feira (25), de acordo com reportagem do jornal The Times of Israel.

Funcionários e dragas trabalham para tentar desencalhar o navio com bandeira do Panamá, que transporta cargas entre a Ásia e a Europa, no estreito canal artificial que divide a África continental da península do Sinai. Enquanto isso, pelo menos 150 outros navios seguem parados esperando a obstrução para passar pela hidrovia, de acordo com autoridades.

As previsões dos especialistas são de que o navio possa permanecer preso no canal por mais de uma semana. Além disso, a maioria dos navios na fila provavelmente vai esperar o cargueiro ser desencalhado, visto que uma rota alternativa exige uma volta pela África.

A Bernhard Schulte Shipmanagement, empresa que gerencia o Ever Given, informou que a tripulação de 25 membros do navio está segura e que nenhum contêiner afundou. O navio tinha dois pilotos da autoridade de canal do Egito a bordo quando encalhou na terça-feira (23).

Meteorologistas egípcios disseram que motivo do incidente corresponderia a fortes ventos com rajadas de até 50 quilômetros por hora e uma tempestade de areia.

"As investigações iniciais descartam qualquer falha mecânica ou do motor como causa do encalhe", disse a empresa.

Em 2019, o cargueiro deu outro susto quando bateu em uma pequena balsa atracada no rio Elba, na cidade portuária alemã de Hamburgo. As autoridades na época culparam o vento forte pela colisão, que danificou gravemente a balsa.

Construído em 2018, o Ever Given possui um comprimento de quase 400 metros e uma largura de 59 metros, sendo um dos maiores navios de carga do mundo. Ele pode transportar cerca de 20.000 contêineres de uma vez. O cargueiro já havia estado em portos na China antes de seguir para Roterdã, nos Países Baixos.

Comentar