Diplomatas de Japão e EUA realizam consultas após lançamentos de mísseis da Coreia do Norte

Na quarta-feira (24), membros do alto escalão da diplomacia de Japão e Estados Unidos realizaram consultas por telefone após o lançamento de mísseis balísticos pela Coreia do Norte.
Sputnik

Conforme publicou a agência de notícias Kyodo, o chefe do Escritório de Assuntos da Ásia e da Oceania do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Takehiro Funakoshi, e o secretário de Estado adjunto em exercício do Escritório de Assuntos do Leste Asiático e Pacífico do Departamento de Estado dos EUA, Sung Kim, falaram por telefone após o novo lançamento de mísseis da Coreia do Norte.

Na quarta-feira (24), o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga afirmou que a Coreia do Norte realizou dois lançamentos de mísseis balísticos. Os mísseis caíram fora da zona econômica exclusiva do Japão e não causaram danos.

Diplomatas de Japão e EUA realizam consultas após lançamentos de mísseis da Coreia do Norte

O premiê japonês declarou que os lançamentos ameaçam a paz e a segurança na região e violam as resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assim como no caso do Japão, o Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul expressou protesto em relação aos lançamentos e apontou "profunda preocupação" com a questão, prometendo articular Estados da região para avaliar a situação.

No dia 21 de março, a Coreia do Norte já havia disparado mísseis de seu território, porém os projéteis não eram do tipo balístico.

Comentar