Rússia critica sanções do Canadá e alerta: 'Estão fadadas ao fracasso'

A embaixada da Rússia no Canadá criticou nesta quarta-feira (23) a última rodada de sanções canadenses e disse que tais tentativas de interferir nos assuntos internos do país estão condenadas.
Sputnik

"Condenamos a imposição de sanções pelo Canadá contra a Rússia, que são absolutamente ilegítimas do ponto de vista do direito internacional e sem sentido em termos de pressão sobre a Rússia", diz o comunicado publicado nas redes sociais.

Declaração da embaixada russa no Canada sobre as sanções ilegais de Ottawa.

A embaixada da Rússia argumenta que as sanções são contraproducentes, e devem causar problemas para ambos países, que já possuem problemas de relacionamento bilateral.

Em outro momento da carta, a Rússia afirma: "Ottawa deve se preocupar com seus próprios alarmantes recordes de violação dos direitos humanos, incluindo as sistemáticas infrações contra indígenas e a discriminação racial."

Ainda nesta quarta-feira (24), o ministro canadense das Relações Exteriores, Marc Garneau, impôs sanções a nove altos funcionários russos, de acordo com medidas semelhantes anteriormente tomadas pelos Estados Unidos e pela União Europeia em função do caso opositor russo Aleksei Navalny.

"As tentativas de interferir em nossos assuntos internos e impor sua percepção distorcida e politizada da realidade estão fadadas ao fracasso", afirma o comunicado da embaixada.

As medidas canadenses se aplicam contra nove funcionários russos de alto escalão. Segundo o governo do Canadá, "as medidas são uma resposta às graves e sistemáticas violações dos direitos humanos na Rússia".

Rússia critica sanções do Canadá e alerta: 'Estão fadadas ao fracasso'

Comentar