Governo da Argentina comunica saída do Grupo de Lima

O Ministério das Relações Exteriores da Argentina informou nesta quarta-feira (24) que vai se retirar do Grupo de Lima em razão de divergências políticas sobre o posicionamento da organização em relação à situação na Venezuela.
Sputnik

O anúncio foi feito através de um comunicado oficial publicado pela chancelaria argentina.

"A República Argentina formalizou sua saída do chamado Grupo Lima, considerando que as ações que o grupo vem promovendo internacionalmente, visando isolar o governo da Venezuela e seus representantes, não levaram a nada", diz o texto.

O ministério também afirmou que "a participação de um setor da oposição venezuelana como mais um membro do Grupo Lima tem levado à adoção de posições que nosso governo não tem podido e não pode apoiar".

Governo da Argentina comunica saída do Grupo de Lima

A posição oficial da Argentina em relação à situação na Venezuela continuará a ser a de contribuir para o restabelecimento de um diálogo inclusivo que não favoreça nenhum setor em particular, mas para conseguir eleições aceitas pela maioria com controle internacional.

"É claro que as autoridades venezuelanas não podem ignorar, entretanto, que produzir as condições para um diálogo produtivo é antes de tudo sua responsabilidade. Um diálogo do qual devem fazer parte, mas do qual não podem alienar a oposição como um todo", acrescentou.

Para a Argentina, "as sanções [impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia] afetaram o gozo dos direitos humanos da população venezuelana".

Comentar