Artefato de 20 mil anos descoberto na China dá pistas sobre criação de ferramentas de pedra (FOTOS)

Um raro artefato de pedra foi encontrado durante escavações em uma construção na província chinesa de Jilin.
Sputnik

O objeto tem a forma de cone, embora alguns tenham ficado impressionados com sua aparência semelhante a um grande punhal.

O artefato tem 53 centímetros de comprimento e pesa 16,3 quilos, com um diâmetro de 16 centímetros na parte mais larga, segundo os especialistas do Instituto de Arqueologia e Relíquias Culturais da província de Jilin.

​O antigo artefato de pedra, descoberto em Jilin, nordeste da China, dá pistas de como as ferramentas de pedra eram feitas durante o período Paleolítico.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, o objeto é um núcleo lítico feito de obsidiana, também conhecida como vidro vulcânico.

Os núcleos líticos, de pedra ou obsidiana, eram uma espécie de "pré-formas" que podiam ser moldadas em facas, pontas de lança e outras ferramentas.

"O núcleo lítico é de ótima qualidade e de importante valor para compreender os métodos de fabricação das ferramentas de pedra na região das montanhas de Changbai durante o período Paleolítico", explicou Zhang Fuyou, pesquisador do Instituto Provincial de Cultura e História.

Comentar