ONU parabeniza iniciativa saudita de paz no Iêmen

A ONU parabenizou a nova iniciativa de paz da Arábia Saudita para acabar com a guerra no Iêmen, que se alinha com os esforços do próprio organismo mundial, disse o porta-voz Farhan Haq.
Sputnik

O plano da Arábia Saudita inclui um cessar-fogo nacional sob supervisão da ONU e a reabertura das ligações aéreas e marítimas, disse o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita nesta segunda-feira (22).

Haq também disse que o enviado especial da ONU, Martin Griffiths, entrará em contato com todas as partes relevantes, incluindo os houthis, para explorar se as Nações Unidas podem avançar na iniciativa saudita.

ONU parabeniza iniciativa saudita de paz no Iêmen

Os houthis disseram que a oferta não parece ir tão longe, pelo menos o suficiente para suspender o bloqueio.

A iniciativa, anunciada pelo chanceler saudita, príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, incluiria a reabertura do aeroporto de Sanaa e permitiria a importação de combustíveis e alimentos pelo porto de Al Hudeida, ambos controlados pelos houthis, alinhados com o Irã.

As negociações políticas entre o governo saudita e os houthis serão retomadas, disse o príncipe.

O governo iemenita acolheu a oferta, mas os houthis disseram que a iniciativa não traz "nada de novo", pois não atende à demanda da retirada total do bloqueio ao aeroporto de Sanaa e ao porto de Hodeidah.

Comentar