Notícias do Brasil

Medidas contra COVID-19: Rio e Niterói fecharão escolas, bares e restaurantes por 10 dias

Os prefeitos do Rio de Janeiro e Niterói, Eduardo Paes (DEM) e Axel Grael (PDT), anunciaram nesta segunda-feira (22) que a partir da próxima sexta-feira (26) somente os serviços essenciais terão autorização para funcionar.
Sputnik

De acordo com as novas medidas de restrição para conter a disseminação do coronavírus, bares, lanchonetes e restaurantes só funcionarão através do esquema de entrega ou drive-thru.

As novas restrições serão adotadas inicialmente por um prazo de dez dias, entre 26 de março e 4 de abril, período que está sendo chamado de "superferiado".

Com as novas regras, funcionarão normalmente serviços como supermercados, farmácias, transporte, bancos, serviços médicos, loja de material de construção pet shop e locação de carros. Lojas de comércio não essencial, shoppings, boates, museus, bares e restaurantes deverão ficar fechados.

"Eu não chamaria de nem de feriado. Eu chamaria de momento de celebração da vida, de mais isolamento social. Porque feriado traz para a gente o momento da viagem, de lazer, ou tomar uma cerveja com os amigos, de jogar bola, ir para a praia", disse Eduardo Paes.

O anúncio do prefeito entra em choque com a declaração do governador Cláudio Castro (PSC), que, ao anunciar que o estado do Rio de Janeiro terá um "superferiado" de dez dias, afirmou que os municípios não poderão determinar o fechamento de bares e restaurantes durante o período.

De acordo com a prefeitura do Rio, a maior parte das medidas municipais se sobrepõem às normas do estado, incluindo o funcionamento de bares e restaurantes.

Comentar