Irã ponderou atacar base dos EUA em Washington para se vingar do assassinato de Soleimani, diz mídia

O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) ponderou atacar o Forte Lesley J. McNair, base do Exército dos EUA situada em Washington, e o general Joseph Martin, subcomandante do Estado-Maior do Exército norte-americano.
Sputnik

Agência AP relatou, citando dois altos funcionários da Inteligência dos EUA em condição de anonimato, que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos EUA interceptou em janeiro comunicações nas quais IRGC teria discutido a realização de "ataques ao estilo USS Cole", contra o Forte McNair.

O atentado ao USS Cole foi um ataque terrorista contra destróier USS Cole da Marinha dos EUA em 2000 no porto de Áden, no Iêmen, que ocasionou a morte de 17 marinheiros e dezenas de feridos.

Inteligência informou também que general Joseph Martin poderia ser alvo do IRGC e que a força militar de elite do Irã teria planejado infiltração e vigilância do quartel.
Irã ponderou atacar base dos EUA em Washington para se vingar do assassinato de Soleimani, diz mídia

As comunicações alegadamente interceptadas circulavam entre os membros da força de elite Quds do IRGC e estavam focadas em possíveis opções para retaliar pelo assassinato do general iraniano Qassem Soleimani, morto na sequência de um ataque de drones perto do Aeroporto Internacional de Bagdá em 3 de janeiro de 2020.

A ataque foi ordenado pelo ex-presidente americano Donald Trump. Washington justificou o assassinato, alegando que comandante do IRGC estava envolvido no ataque à embaixada dos EUA em Bagdá no final de dezembro de 2020.

Comentar