Agência Europeia de Medicamentos desaconselha ivermectina contra COVID-19 e alerta para riscos

Em um comunicado nesta segunda-feira (22), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) desaconselhou o uso de ivermectina no tratamento ou na prevenção contra a COVID-19.
Sputnik

O órgão concluiu que o medicamento não tem eficácia contra a doença, segundo dados que existem até o momento. O remédio é indicado para tratar infestações de parasitas como piolho e sarna.

"Os medicamentos com ivermectina não estão autorizados para uso na COVID-19 na União Europeia e a EMA não recebeu nenhum pedido para esse uso", disse a agência no comunicado.

A agência explicou que alguns testes laboratoriais já detectaram que o fármaco é capaz de impedir a reprodução do vírus SARS-CoV-2, mas em concentrações "muito mais altas do que as alcançadas com as doses atualmente autorizadas".

Com isso, o remédio não seria suficiente para conter o avanço da doença em um ser humano, segundo a EMA.

"Os resultados dos estudos clínicos foram variados, com alguns estudos mostrando nenhum benefício e outros relatando um benefício potencial. A maioria dos estudos revisados ​​pela EMA era pequena e tinha limitações adicionais, incluindo diferentes regimes de dosagem e uso de medicamentos concomitantes. A EMA concluiu, portanto, que a evidência atualmente disponível não é suficiente para apoiar o uso de ivermectina para COVID-19 fora dos ensaios clínicos", informou.

Desde o ano passado, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro vem defendendo o uso da ivermectina e da hidroxicloroquina como tratamento precoce contra a doença, apesar de estudos já indicarem a ineficácia dos remédios.

Agência Europeia de Medicamentos desaconselha ivermectina contra COVID-19 e alerta para riscos

Agência Europeia de Medicamentos ressaltou ainda que o uso indiscriminado de ivermectina pode levar a efeitos colaterais indesejados.

O órgão advertiu que, em altas doses, o medicamento pode ser tóxico ao organismo.

Comentar