Especialista militar revela estratégia de defesa da Rússia contra míssil hipersônico dos EUA

Especialista militar russo Sergei Khatylev, ex-chefe das tropas de mísseis antiaéreos do Comando de Forças Especiais da Força Aérea da Rússia, disse o que representa em si o míssil hipersônico dos EUA AGM-183А, que segundo a mídia é capaz de alcançar Moscou em 20 minutos.
Sputnik

Em entrevista ao portal Nation News, o militar russo disse que atualmente o referido míssil é apenas um protótipo e não está totalmente pronto.

De acordo com ele, o sistema de defesa antiaérea, antimíssil e aeroespacial da Rússia supõe uma destruição de 100 % dos alvos em altitudes elevadas e médias. Além disso, Moscou não é um ponto pequeno, seu diâmetro é de 60 quilômetros.

"A fim de romper o sistema de defesa antiaérea e de antimísseis a partir da fronteira russa até Moscou este míssil precisa criar interferências e realizar uma manobra evasiva", opina Khatylev.

O sistema de defesa de mísseis russo rastreia mísseis em poucos segundos depois de seu lançamento. Imediatamente a seguir será dada uma resposta da Marinha da Rússia, bem como das forças de serviço nos aeródromos.

"Também podem disparar sistemas de defesa antimíssil S-400, S-300PM e outros", acrescentou especialista.

Por sua vez, Viktor Murakhovsky, especialista em assuntos militares e editor-chefe da revista Arsenal Otechestva, disse que os EUA apenas possuem uma maquete de míssil.

Especialista militar revela estratégia de defesa da Rússia contra míssil hipersônico dos EUA
"Os americanos ainda não têm um produto completo, trata-se de um lançamento de teste de uma maquete com massa e dimensões [correspondentes] que deve ajudar a testar as questões do lançamento e funcionamento na trajetória", avança portal russo RBK.

Ele também observou que as autoridades dos EUA tinham várias vezes anunciado seus planos para começar os testes, mas o prazo previsto era sempre adiado.

Recentemente, o jornal britânico Daily Express informou que os EUA estão se preparando para demonstrar as capacidades de um novo míssil hipersônico capaz de alcançar Moscou "em menos de 20 minutos" e Pequim "em meia hora".

O míssil hipersônico norte-americano é alegadamente capaz de atingir velocidades de Mach 20 (24.622 km/h), rápido demais para ser detectado e interceptado pela grande maioria dos sistemas de defesa aérea.

Contudo, nem todos os testes obtiveram sucesso. Por exemplo, no teste realizado em junho, um míssil hipersônico caiu de um B-52 durante o voo.

Os EUA estão atrasados na corrida internacional às armas hipersônicas, uma vez que tanto a Rússia como a China já desenvolveram e colocaram em campo armas hipersônicas nos últimos anos.

Comentar