Notícias do Brasil

Bolsonaro muda de ideia e decide se vacinar contra a COVID-19, diz site

Nesta terça-feira (16), circulou a informação de que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) mudou de ideia quanto à própria vacinação contra a COVID-19.
Sputnik

Conforme publicou, nesta terça-feria (16), o colunista Guilherme Amado no site da revista Época, o presidente Bolsonaro decidiu entrar na fila da vacinação contra a COVID-19.

Bolsonaro tem 65 anos de idade e completará 66 no próximo dia 21 de março. O presidente brasileiro é do grupo de risco por idade e por isso deve ser vacinado em meados de maio.

Ainda conforme a publicação, uma previsão da XP Investimentos aponta que a vacinação do grupo de Bolsonaro deve ter início um mês mais tarde do que o previsto pelo governo.

Bolsonaro muda de ideia e decide se vacinar contra a COVID-19, diz site
Em diversas oportunidades o presidente brasileiro criticou as vacinas, alegando que elas não teriam segurança suficiente. Em dezembro de 2020, Bolsonaro também disse que não se vacinaria porque já contraiu o vírus SARS-CoV-2 e tem anticorpos contra a COVID-19.

Apesar disso, especialistas ressaltam que a reinfecção pela doença é possível e que o perigo foi ampliado pelo aumento da circulação de novas variantes do vírus. Um outro fator é que ainda não há evidências de que as vacinas interrompem a circulação do vírus, apenas impedem a evolução da doença.

Bolsonaro já disse que pressa por vacinas não se justifica

Além de afirmar que não tomaria a vacina, Bolsonaro também protagonizou polêmicas em torno da compra dos imunizantes. Após recusar ofertas para a aquisição de doses do imunizante da Pfizer, em dezembro do ano passado o presidente brasileiro chegou a dizer que a "pressa pela compra das vacinas não se justifica".

No Brasil, duas vacinas estão em utilização, a Covishield, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a AstraZeneca/Oxford, e a CoronaVac, parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac.

A vacina da AstraZeneca/Oxford foi a aposta do governo federal, mas a primeira a ser aplicada no Brasil foi a CoronaVac, imunizante que já foi alvo de críticas diretas de Bolsonaro por ser chinesa e por ser fruto de uma iniciativa do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Bolsonaro muda de ideia e decide se vacinar contra a COVID-19, diz site

Em meio à disputa política com Doria, Bolsonaro chegou a barrar a compra da vacina, que mais tarde foi incorporada ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Até agora, porém, as doses disponíveis não têm sido suficientes para garantir a imunização rápida da população.

Conforme dados do consórcio dos veículos de imprensa, o Brasil vacinou com a primeira dose um total de 10.081.771 pessoas. Já a segunda dose foi aplicada em 3.672.422 brasileiros até o momento.

Comentar