Astrônomos detectam possível exoplaneta 'superquente' orbitando estrela Vega

Pesquisadores detectaram um possível exoplaneta muito quente orbitando Vega – a estrela mais brilhante da constelação de Lira e a quinta mais brilhante do céu noturno.
Sputnik

Enquanto a existência do potencial planeta ainda está para ser confirmada, o autor principal do novo estudo anunciou que "poderia haver outros planetas por todo esse sistema", aponta portal Space.

Segundo explica o portal, o alegado planeta é "aproximadamente do tamanho de Netuno" e sua relativa proximidade com a estrela hospedeira fez com que os astrônomos estimassem que a temperatura em sua superfície deveria ser aproximadamente de 2.976 graus Celsius.

Se a existência do planeta for confirmada, isso fará dele o segundo exoplaneta mais quente conhecido até agora, uma vez que o mais abrasador é o KELT-9b que tem uma temperatura de cerca de 4.300 graus Celsius.

"Poderia haver outros planetas em todo esse sistema", disse Spencer Hurt, estudante de astronomia na Universidade do Colorado em Boulder e o autor principal do novo estudo. "É apenas uma questão de saber se podemos detectá-los."
Astrônomos detectam possível exoplaneta 'superquente' orbitando estrela Vega

Esta descoberta teria sido feita por uma equipe científica "após analisar dados coletados durante dez anos pelo Observatório Fred Lawrence Whipple no Arizona". Eles detectaram "uma ligeira oscilação no movimento da estrela [Vega], sugerindo que um planeta em sua órbita está puxando-a gravitacionalmente".

Vega se encontra a apenas 25 anos-luz da Terra e situa-se relativamente alto no céu do Hemisfério Norte.

"Este é um sistema enorme, muito maior que nosso Sistema Solar", detalha Hurt.

A estrela é tão brilhante que telescópios profissionais podem detectá-la no céu mesmo durante o dia, permitindo observações flexíveis.

Espera-se que os cientistas tentem confirmar a existência do exoplaneta e busquem outros possíveis planetas que possam existir nas proximidades de Vega.

Comentar