Notícias do Brasil

Em vitória do governo, Carla Zambelli assume Comissão de Meio Ambiente

A deputada Carla Zambelli (PSL) foi eleita nesta sexta-feira (12) presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Candidata única, Zambelli teve dez votos a favor e seis em branco.
Sputnik

Ao assumir o cargo, a deputada afirmou que pretende dialogar com diversos setores, mas ressaltou que o seu trabalho será feito "em consonância" com a Comissão de Agricultura, presidida por Aline Sleutjes, também do PSL.

​A lista de projetos de lei de autoria da deputada federal Carla Zambelli é voltada para medidas combate à corrupção. Em relação ao meio ambiente, o mais próximo que ela chegou do tema foi na coautoria de um projeto que aumenta a pena para tráfico de animais.

"Essa agenda do meio ambiente, que durante tantos anos não esteve em nossas discussões, e em 2019 foi uma das principais pautas, a gente pretende colocar isso em voga aqui. E trabalhando em consonância com a comissão de Agricultura, que é tão importante", discursou Zambelli nesta sexta-feira (12).

Em 2019, ela disse que "nunca a Amazônia queimou tão pouco", durante um dos momentos mais graves de uma crise ambiental na floresta.

A deputada ainda defendeu o Brasil como um dos mais avançados em legislação ambiental e disse que o país é responsável "por menos de 3% das emissões [no mundo]" de gás carbônico.

Ela também citou a experiência brasileira com biocombustíveis e ressaltou a necessidade de investimento da agenda ambiental urbana. Em seguida, elogiou o programa de redução de lixões do governo federal.

Por fim, Zambelli enfatizou que pretende "fortalecer as ações de combate e controle ao desmatamento ilegal". Além disso, indicou que dará espaço ao debate da regularização fundiária na Amazônia.

Em vitória do governo, Carla Zambelli assume Comissão de Meio Ambiente

Apoio ao ministro Ricardo Salles

Carla Zambelli foi uma das parlamentares que defenderam a manutenção de Ricardo Salles no Ministério do Meio Ambiente, justamente quando ele foi apontado como exonerado do governo, em meados de 2019.

Sobre o aumento dos incêndios na Amazônia nos últimos anos, a deputada acusa ONGs e comunidades tradicionais pelos problemas ambientais na região.

Em sua lógica, tais grupos articulam-se para "criminalizar um governo que é novo, e de direita". Tendo em vista seu recente cargo, é importante também recordar que ela votou a favor da MP da Grilagem, projeto criticado por ambientalistas.

Em vitória do governo, Carla Zambelli assume Comissão de Meio Ambiente

Comentar