VÍDEO flagra meteoro do tamanho de bola de boliche explodindo com energia de 200 kg de TNT

No domingo (7), um meteoro sobrevoou os céus do Canadá, dando um espetáculo luminoso e estrondoso visto até do estado norte-americano de Vermont, no noroeste dos EUA.
Sputnik

De acordo com a Vigilância de Meteoros da NASA, a rocha espacial teria aparecido como uma bola de fogo brilhante sobre a parte norte de Vermont às 17h38 (15h38, no horário de Brasília), momentos antes do pôr do sol, entrando na atmosfera terrestre a uma velocidade de 19 quilômetros por segundo.

Ao explodir, o corpo celeste rochoso liberou uma energia equivalente a 200 quilos de TNT, o que sugere que o meteoro deveria pesar cerca de 45 quilos e ter 15 centímetros de diâmetro.

Um meteoro, viajando a aproximadamente 68 mil quilômetros por hora, foi flagrado nos céus do norte de Vermont e do Canadá durante o fim de semana, contaram oficiais.

"A rocha espacial se fragmentou fortemente, produzindo uma onda de pressão que abanou edifícios e gerou um estrondo que foi ouvido por todos os que estavam sob sua trajetória", afirmou a agência espacial norte-americana. A mesma acrescentou que "uma onda de pressão desse tipo também pode se acoplar ao solo, provocando pequeno 'terremotos' que podem ser captados pelos instrumentos sísmicos na zona".

A NASA explicou que a causa do fenômeno observado, isto é, a fratura do meteoro, teria sido a pressão atmosférica da Terra. Quando o corpo, do tamanho de uma bola de boliche e desprendido de um asteroide, se moveu a quase 55 vezes a velocidade do som através da atmosfera, a pressão se acumulou à sua frente e formou um espaço vazio atrás. Deste modo, a diferença de pressões aplicada na rocha a fez com que acabasse explodindo.

Comentar