Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 10 de março

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha os destaques desta quarta-feira (10), marcada por pedido de ajuda do Brasil à China, pelo placar empatado no julgamento do ex-juiz Sergio Moro e declarações da rainha Elisabeth II sobre entrevista de Harry e Meghan.
Sputnik

Ministério pede ajuda à China conforme Brasil bate novo recorde de mortes

Nesta terça-feira (9), o Ministério da Saúde solicitou ajuda à China para fornecimento de vacinas contra a COVID-19. A carta enviada pelo secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, ao embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, admite que a campanha de vacinação no Brasil pode parar por falta de imunizantes. A Fiocruz informou que 13 estados estão com taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acima de 90%. Cidades da Grande São Paulo estão sem vagas para pacientes em estado grave e a justiça proibiu a convocação de professores para aulas presenciais no estado. O Brasil confirmou mais 1.954 mortes e 69.537 casos de COVID-19, totalizando 268.568 óbitos e 11.125.017 diagnósticos da doença, informou consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 10 de março

Kassio Marques pede vista em julgamento de suspeição de Moro

Nesta terça-feira (9), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, pediu mais tempo para analisar o processo sobre a parcialidade do ex-juiz, Sergio Moro, nos casos envolvendo o ex-presidente Lula e a Operação Lava Jato. O pedido interrompe temporariamente o julgamento que teve início em 2018 na Segunda Turma da Corte. Até agora, o placar está dois a dois: os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski acreditam que Moro foi parcial, enquanto Edson Fachin e Cármen Lúcia Rocha rejeitaram, ainda em 2018, as acusações contra o ex-juiz. Tanto Fachin quanto Rocha, no entanto, disseram que vão manifestar novamente os seus votos, sugerindo uma possível mudança de posição.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 10 de março

Biden convoca reunião de aliança 'anti-China'

Nesta quarta-feira (10), o presidente dos EUA, Joe Biden, deve se reunir virtualmente com os líderes de Austrália, Índia e Japão para consolidar aliança apelidada de "Quad", voltada para a contenção da China. "O presidente Biden quer que um dos seus primeiros engajamentos multilaterais demonstre a importância que damos à cooperação estreita com nossos aliados e parceiros [na região] do Indo-Pacífico", disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, classificou o encontro de "histórico", dizendo que Biden quer que o Quad opere "em um nível mais elevado".

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 10 de março

Rainha Elisabeth II quebra silêncio sobre entrevista de Harry e Meghan

Nesta terça-feira (9), a rainha Elisabeth II disse que a família real britânica ficou "entristecida" ao tomar conhecimento sobre as experiências negativas de seu neto, o príncipe Harry, e sua esposa, a duquesa de Sussex Meghan, e prometeu atenção às denúncias de declarações racistas sobre o filho do casal. "Os assuntos trazidos à tona, em particular sobre a questão racial, são preocupantes", disse a monarca em declaração. "Ainda que os relatos [sobre o ocorrido] possam variar, eles foram levados à sério e serão tratados pela família de forma privada." O Palácio de Buckingham enfrenta crise após o príncipe Harry e a duquesa de Sussex Meghan relatarem racismo e bullying durante sua convivência com a família real à entrevistadora norte-americana Oprah Winfrey, neste domingo (7). 

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 10 de março

Famílias de atletas dificilmente poderão comparecer aos Jogos Olímpicos, diz organizadora

As famílias de atletas competindo nos Jogos Olímpicos de Tóquio dificilmente poderão comparecer às competições, disse a presidente do comitê organizador Tóquio 2020 em entrevista à mídia local. "Pode ser que essa seja a única chance que eles terão na vida, então, no nível emocional, quero muito que as famílias tenham como assistir [aos jogos]", disse a presidente da Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, ao jornal Mainichi Shimbun. "Mas precisamos pensar no sistema de saúde do Japão, então é com muito pesar que digo que será difícil." Nesta terça-feira (9), o governo japonês teria decidido que "não será possível" permitir espectadores internacionais nos Jogos Olímpicos deste ano, reportou a agência Kyodo. A decisão oficial sobre o assunto deve ser divulgada pelo Comitê Olímpico Internacional na próxima semana. 

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 10 de março

Rússia vai sediar conferência de paz para o Afeganistão, revela fonte na chancelaria

Moscou vai receber líderes internacionais em conferência de paz para o Afeganistão ainda em março, revelou o enviado especial da Rússia para o Afeganistão, Zamir Kabulov, à Sputnik. Representantes dos EUA, China, Paquistão, do governo de Cabul e do Talibã (grupo terrorista proibido na Rússia e em diversos países) devem se reunir na capital russa no próximo 18 de março. De acordo com a porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, o principal tema na agenda da conferência será a aprovação de um regime de cessar-fogo entre o Talibã e o governo de Cabul. O movimento Talibã recebeu convite e estuda sua participação no encontro, informou o representante do movimento em Doha, Mohammad Naim, à Sputnik.

Comentar