Notícias do Brasil

Governo Bolsonaro oficializa indicação de 6 pessoas para conselho da Petrobras

A Petrobras informou nesta segunda-feira (8) que o governo federal oficializou a indicação de seis nomes para as vagas no Conselho de Administração da estatal, depois que alguns conselheiros anunciaram na semana passada que não seguiriam em seus cargos.
Sputnik

De acordo com a nota divulgada pela empresa, os seis indicados serão apresentados formalmente na próxima reunião do Conselho de Administração da empresa e a União ainda tem direito a apresentar outros dois nomes para o órgão.

As vagas surgiram depois que quatro conselheiros anunciaram na última semana que não aceitariam ser reconduzidos a seus cargos por não concordarem com a mudança no comando da estatal promovida pelo presidente Jair Bolsonaro, que substituiu Roberto Castello Branco pelo general Joaquim Silva e Luna e declarou sua insatisfação com a política de preços da companhia.

O general da reserva do Exército, inclusive, é um dos seis nomes indicados pela União, além de outros dois militares da reserva da Marinha: Eduardo Bacellar Leal Ferreira, o atual presidente do conselho que o governo sugeriu que seja reconduzido ao cargo, e Ruy Flaks Schneider, que também é engenheiro industrial mecânico e de produção formado pela PUC-Rio.

Já entre as nomeações de profissionais técnicos estão Márcio Andrade Weber, engenheiro civil formado pela UFRGS, com especialização em engenharia de petróleo pela Petrobras, onde trabalhou por 16 anos; Murilo Marroquim de Souza, geólogo formado pela UFPE e com experiência de 47 anos no setor, e Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, especialista em administração pública com mais de 30 anos de atuação no mercado de ações no Brasil.

O Conselho de Administração da Petrobras é responsável pela definição e aprovação do plano estratégico de negócios, pela escolha da diretoria e pela fiscalização da gestão e das contas da estatal. O órgão é formado por 11 membros, sete deles indicados pelo governo federal, que é o acionista majoritário da companhia, enquanto outros três são nomeados pelos acionistas minoritários e um é escolhido pelos funcionários da empresa para representá-los.

Comentar