Notícias do Brasil

Fiocruz anuncia início da produção local em larga escala da vacina de Oxford/AstraZeneca

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que vai dar início à produção em larga escala da vacina de Oxford/AstraZeneca nesta segunda-feira (8).
Sputnik

As injeções fabricadas com o ingrediente farmacêutico ativo importado da China passaram nos testes de estabilidade e de consistência e, com isso, a Fiocruz recebeu o aval para dar prosseguimento à produção. A informação foi publicada pela Folha.

A primeira remessa das doses produzidas pela Fiocruz deveria ser distribuída nos próximos dias, mas acabou adiada para o fim de março por conta de uma falha técnica em uma máquina que lacra as embalagens dos imunizantes.

A previsão é que 3,8 milhões de doses já produzidos em solo brasileiro, no Rio de Janeiro, sejam entregues ao Ministério da Saúde até o fim de março.

Fiocruz anuncia início da produção local em larga escala da vacina de Oxford/AstraZeneca

A última das remessas de insumos importados da China que já chegaram ao Brasil foi recebida pela Fiocruz no dia 28 de fevereiro. Com novos lotes que continuarão a chegar até junho, a Fundação prevê que será possível ter 100,4 milhões de doses da vacina. 

As vacinas da Fiocruz serão essenciais para dar prosseguimento à vacinação nacional. Até o balanço divulgado neste domingo (7) 8.220.820 cidadãos brasileiros já haviam recebido pelo menos uma dose de uma das vacinas contra a COVID-19, o que representa 3,88% da população brasileira. Destas, 2.718.147 já tomaram também a segunda dose.

Segundo reportagem publicada nesta sexta-feira (5), integrantes da cúpula do Ministério da Saúde avaliam que o Brasil vai viver nas próximas duas semanas o pior momento da pandemia, e os registros de mortes por dia podem passar de três mil.

Comentar