Médicos americanos revelam efeito secundário na pele após tomar vacina da Moderna (FOTO)

O uso da vacina da farmacêutica Moderna contra coronavírus pode causar inflamação e irritação na pele mais de dez dias depois da primeira injeção, segundo carta de pesquisadores publicada na revista New England Journal of Medicine.
Sputnik
"Informamos sobre 12 pacientes com reações semelhantes que aparecem perto do local da injeção após desaparecimento de sintomas locais e sistemáticos associados à vacinação", diz a carta da equipe de especialistas.

Nota-se que, em média, a irritação surge no oitavo dia após recebimento da primeira dose, e, ao todo, a reação perdura por um período de quatro a 11 dias.

O site também mostra uma planilha onde foram acumulados sintomas de todos os 12 pacientes com fotos dos locais da pele afetados.

Médicos americanos revelam efeito secundário na pele após tomar vacina da Moderna (FOTO)

Apesar dos problemas, os médicos conseguiram persuadir os pacientes a concluir a imunização e a receber a segunda dose. Após segunda inoculação, apenas três pacientes sofreram irritação cutânea de mesma intensidade, outras três pessoas observaram uma reação mais modesta, e a metade restante não teve qualquer complicação pela segunda dose.

Comentar